segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Paixão improvável ou o encontro muito adiado com Lewis Carroll

Nunca pensei que pudesse acontecer. A historieta da Alice e das personagens animadas que a rodeavam, naquele que me parecia um corropio neurótico sempre que punha os olhos num excerto da história animada, nunca me atraiu particularmente. Dar por mim, quando decidi tirar um livro aleatoriamente da estante dos meus avós sem descobrir o seu título e depois quase lhe virar as costas quando o descobri, com os olhos  entretidamente pousados em Alice no País das Maravilhas e, mais grave, a sorrir por dentro com um toque humorístico tão genuíno e natural, que até então não descobri em nenhum autor, foi uma verdadeira surpresa.

Concluo que provavelmente o próprio Lewis era uma pessoa cuja cabeça andava num corropio neuróticO, e a primeira impressão com que fiquei da história não terá sido errada, mas foi provavelmente este mesmo corropio que lhe permitiu a falta de amarras ao que deve ser e que, simultaneamente, possibilitou que escrevesse as coisas de forma verdadeira e surpreendentemente pragmática no meio de todo o enredo fantástico. E o que é que me fascina mais particularmente, meus caros? São os parênteses. Os parênteses que têm, em si, para mim sempre o maior enigma - o que as pessoas são, ou de forma mais poética,  a alma da Alice (que tanto faz ser Alice ou outra pessoa qualquer) - preso lá dentro.

Estava ela a pensar (conforme podia, claro, porque o calor desse dia muito quente ensonava-a e punha-a estúpida) se o prazer de fazer uma grinalda de margaridas valia o trabalho de ela se levantar e colhê-las, quando um Coelho Branco, de olhos cor-de-rosa, passou a correr.

- Sim. Deve ser essa, mais ou menos, a distância exacta, mas a que latitude e longitude terei eu chegado? (Alice não fazia a mais pequena ideia do que era latitude e longitude; achava só que eram grandes palavras, lindas e boas de dizer)

13 comentários:

  1. Então para ti toma lá isto: http://www.youtube.com/watch?v=te6qG4yn-Ps

    Dos 35s aos 45s é a parte que te diz respeito :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais isto: http://www.youtube.com/watch?v=qhoKVRYYubw

      Ouve lá música agradável.

      Eliminar
  2. :D
    Também o livro há muito pouco tempo... e adorei! :)

    ResponderEliminar
  3. *Também li o livro há muito pouco tempo*
    era o que eu queria escrever...

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia o livro. Adorei a tua descrição (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção que é uma descrição baseada na leitura de apenas duas páginas até ao momento!

      Eliminar
  5. Eu tenho o livro na minha wishlist... apesar de ainda não ter sentido o chamamento! :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se me chamar suficientemente já sei o que lhe fazer depois ;)

      Eliminar
  6. Também tenho uma certa curiosidade em ler o livro, mas nunca o encontrei e, verdade seja dita, esqueço-me de o procurar :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o universo for magnético, como alguns dizem, tem cuidado que qualquer dia ele ainda te cai à frente ;)

      Eliminar
  7. Estás a recuar na maturidade intelectual?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei :) Acho só que a idade me dá sensibilidade para apreciar certas coisas como antes não o fazia.

      Eliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!