terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Tipos de bêbedos - qual é o teu?

A minha resistência ao álcool é dado atestado e provado no grupo de amigos, como sabeis. Claro que nunca decidi emborcar seguidinha e sozinha uma garrafa de vodka e ver que tal, mas sei que fico num estado Não-se-passa-nada quando à minha volta já tuuudo se passou. Por isto mesmo dediquei-me a mais um estudo avançado e aprofundado no âmbito das tipologias. Eis os diferentes tipos de bêbedos com os quais já privei:

Bêbedo Ai-tirem-me-o-telemovel: a bebida é uma justificação suficientemente plausível para autorizar uma perda de auto-controle e desatar a ver o telemóvel como uma máquina com vida própria da qual saírão palavras que de outra forma nunca produziríamos. Ponto 1) depois da súplica pelo desaparecimento do telemóvel é bem provável que o/a  encontres sozinho a olhar abananado/a para o infinito do telemóvel - isto é, uma resposta que nunca chega. Ponto 2) se a mensagem enviada estava bem escrita é bem provável que a pessoa esteja mais sóbria do que pensa, pretendendo apenas iludir-se de que a vontade própria, em plenas condições, não a autorizaria a ceder.

Bêbedo Morto na praia: é aquele que literalmente está sempre morto antes da verdadeira festa começar, bebe no caminho e o que aconteceu entretanto é sempre um espectacular vazio, mas se lhe perguntam pela noite, lembrem-se, foi sempre a melhor de sempre. Descrição? "Uiii, apanhei uma xiiiiba". E fica por aí.

- Bêbedo Disconexo: é um vizinho próximo do "morto na praia", podendo até os dois coexistir; a fala desarticula, o corpo desarticula de tal forma que começas a ver a pessoa a deslizar em qualquer superfície - inerte ou humana - e a a coisa tem tendência a denegrir até que a personagem só queira estar sentada ou  só se movimente arrastada.

- Bêbedo Boa samaritana: Serve para gajos ou gajas assim no feminino porque soa bem; até pode ser o mais bêbedo de todos, mas está sempre preocupado com todos e a perguntar por todos, e a querer segurar na testa de todo povo em caso de necessidade. Isto mesmo que não saia do mesmo sítio por incapacidade própria.

- Bêbedo Socialite: De repente parece que conhece toda a gente e, mais do que isso, que é o melhor amigo de toda a gente. Pode ainda parecer que domina qualquer assunto conseguindo falar sem parar. O package inclui frequentemente que todas as pessoas sejam subitamente vistas como dignas de amor e interessantes e que sejam, portanto, também alvo de diversos elogios.

- Bêbedo imberbe: É o adolescente, ou a pessoa que ainda acha que é adolescente, que ainda não deixou a massa neuronal estruturar suficientemente, mas que se acha digno de experimentar andar de gatas, chorar a plenos pulmões ou dançar de forma insinuante a segurar o rabo e as mamas num bar comum onde nem sequer existe ninguém a dançar.

Bêbedo 'Bora fazer as coisas mais estúpidas que possas imaginar: fazem literalmente tudo e conhecendo-os como conheces, concluis que nem era preciso estarem bêbedos para fazer o que fazem desde tirar as calças e desatar a correr de boxers pela zona de animação nocturna, com ocasionais exibições do rabo nos melhores dias; dormir numa rotunda no centro da cidade; ir à Câmara Municipal agendar uma reunião com o presidente da câmara na manhã seguinte a uma noite de copos, antes de ver cama, sob o assunto vindimas em pleno mês de Maio; despir-se e correr nus até ao repuxo mais próximo de casa onde mergulham e aproveitam as pedras decorativas para esconder a genitália de carros ocasionais. 
(A verdade é que chamar-lhes-ia bêbedos imberbes se estas linhas não fossem inteiramente verídicas e baseadas em situações protagonizadas por algumas das pessoas mais impecáveis que conheço quando sóbrias.)


[under construction - porque sei que vocês se vão lembrar de mais do que os que eu me lembrei agora]

32 comentários:

  1. Lembrei-me destes.
    Bêbedo que acorda numa valeta com a boca cheia de formigas: acho que este é a versão morto na praia, mas para os do interior.
    Bêbedo chato: melga tudo e todos.
    Bêbedo mãos largas: é forreta mas quando está bêbedo paga copos a toda a gente.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom a sério! Conheço pessoas que tem pelo menos um desses tipos xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os que aqui descrevi também foram inteiramente baseados em pessoas que eu conheço.

      Eliminar
  3. Bom, parece que estamos a duas em "sintonia alcoólica":)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D Estar em sintonia contigo é uma coisa pra lá de espectacular!

      Eliminar
  4. Ahahah o que eu me ri!
    E o último caso é qualquer coisa de especial. Só queria ter visto alguns dos casos ahahahah

    ResponderEliminar
  5. Já eu sou aquela que nunca bebe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui durante muito tempo assim, e ainda agora é muito raro :P

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Há uma amiga minha que é exactamente o caso bêbado socialite, e francamente é um grande momento lúdico quando ela começa a fazer o seu papel.

    Há uns três anos atrás presenciei o bebado morto na praia: chegou a 30minutos da meia noite numa passagem de ano e vinte minutos depois estava no WC todo lixado hahaha....


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, há bêbedos que são excelentes entertainers. Eu tenho bons momentos de humor.

      Eliminar
  8. falta o bêbado gargalhadas alto e bom som, por tudo e por nada, que mesmo que queira falar sem se rir é impossível (mesmo quando mandada parar por um polícia que a ameaça soprar no balão). sou eu x)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu cá sou igualzinha a ti Hermione. Choro a rir por tudo e por nada (com lágrimas e tudo) e contagio tudo e todos, conto piadas, danço, brinco, é uma diversão pegada.
      Vamos chamar-lhe o "Bêbado Feliz e Engraçado" :D:D
      Adorei o post Mary Jane!

      Eliminar
    2. Ai, senhoras, não é o Bêbedo Feliz e Engraçado é o Bêbedo emocionalmente desregulado :P

      Eliminar
  9. Eu, felizmente ou infelizmente, não preciso de estar bebeda para fazer essas figuronas todas xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente, felizmente ;) Também faço muitas figurinhas perfeitamente sóbria!

      Eliminar
  10. Eu sou do tipo de bêbedo socialite, sem dúvida, ando aos abraços com todos, seja conhecido ou não. A sorte é que mal me lembro quem é que abracei na noite anterior xD Ai, desastres!

    ResponderEliminar
  11. Enquadro no tipo 1, 3 e sou ainda "temperamental". Conforme o meu estado de espirito é a bebedeira.

    ResponderEliminar
  12. pertenço ao tipo socialite, sem dúvida! mas às vezes, dependendo do estado de espírito, também sou do tipo tirem-me o telemóvel por amor de Deus antes que comece a destilar sinceridade por todos os lados... Há o bêbado choramingas, que começa a lembrar-se dos episódios tristes da vida, de quem o magoou, de quem o abandonou, e dedica-se ao choro o resto da noite. Para mim é o mais chato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei tanto da designação quanto das definições! Boa mary ;)

      Eliminar
  13. Há o tipo de bêbado fófinho: que depois de uns copos fica todo meloso e abraça os amigos todos e espalha o amor (no bom sentido, não daqueles que se fazem a tudo o que mexe). "Gosto tanto de ti!" , "já te disse que te amo??" ... etc. -> aka meu namorado

    Depois há o "bêbado alegre": nunca fica completamente bêbado mas também já não está no seu estado normal. Ri-se de tudo e com tudo, até de coisas que em situações normais não dariam vontade de rir. Fica mais desinibido que o normal, tem conversas que em circunstâncias normais não teria... Fica sempre bem, diverte-se imenso e não estraga a noite a ninguém (nem fica bêbado o suficiente para no dia a seguir andar a morrer) -> aka eu :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahaha, obrigada por mais uma contribuição genuína :D

      Eliminar
  14. Bêbado melancólico, que se põe a relembrar o passado, e insiste para que todos os outros o ouçam...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apreciei bastante tanto a designação quanto a definição!

      Eliminar
  15. No meu grupo de amigos são todos bêbados alegres(bêbados socialite/Bêbedo 'Bora fazer as coisas mais estúpidas que possas imaginar. É uma animação total! Pagam copos a todos, há sempre um motivo para festejar e uma história louca por contar. Eu nunca passo do estado alegre, eu costumo ser a bêbada de sono. Não aguento nem uma coisa, nem outra. Ou também sou bêbadossitter. que é o mais comum :)

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!