quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Tão alto, com óculos tão redondos...

Hoje estive a falar com um senhor muito alto, com uns óculos muito redondos, uma barba muito branca e um discurso complexo, elaborado e eloquente. Falava muito. Daquele falar que às vezes nos faz olhar de relance para o lado para averiguar se há alguém por perto para nos salvar. Mas isso nem foi o mais peculiar. O mais peculiar, e mesmo desconfortável, foi que o senhor não tinha qualquer noção de espaço pessoal na comunicação. Vive provavelmente mais numa lógica "o ar é de todos" e o espaço é nosso para ser partilhado e sentido ao milímetro. O senhor, tão alto, curvava a cabeça até mim e falava numa voz gutural. Chegava perto - um perto que eu sentia que era em cima de mim - eu afastava, chegava perto, eu afastava, até que devagarinho me vi encurralada entre a parede e uma mesa. Era claramente um estilo comunicacional, sem qualquer segunda intenção, mas nunca me senti tão invadida na vida. À parte disso, era um bom comunicador. No estilo unidirecional. Sempre que eu tentava falar ele falava por cima, mas nos poucos momentos em que o nosso discurso se cruzou percebi que era um senhor capaz de refletir e alinhar perfeitamente com os meus pensamentos. Foi desagradável e agradável ao mesmo tempo.

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Quase podia ser, mas não! Não queres ser tu? :) Eu entrego-te a minha lista!

      Eliminar
  2. Eh pah não gosto nada quando falam muito perto da minha cara...
    Então se tiverem uns dentes pouco cuidados mete muito nojo e deixo de prestar atenção ao que me estão a falar...

    ResponderEliminar
  3. O senhor tem uma noção de espaço vital diferente da tua! A dele passa-se constantemente numa discoteca apinhada de gente... :p

    ResponderEliminar
  4. nesta descrição não teve nada de agradável! detesto sentir que alguém que eu mal conheço ou com quem não tenho grandes confianças, me está a invadir o espaço pessoal. E olha que eu sou uma pessoa calorosa, dada a proximidades. Mas há limites. E eu não quero qualquer um em cima de mim (salvo seja!), a roubar o meu espaço, a invadir-me a bolha de segurança :)

    ResponderEliminar

Não resisto às novidades do Mundo Lá Fora. Contem-me tudo, tudinho!